Ieda Marcondes

Sou formada em Cinema, com pós-graduação em Jornalismo Cultural. Trabalho como crítica de cinema, tenho publicações na Folha de S. Paulo e produzo podcasts. Fiz parte da equipe do “Cinemático” (B9) e do “Tomada 2” (Wondery).
Sou roteirista e diretora do curta-metragem “Cabelo Negro” (exibido no festival CineFantasy, 2010) e autora da história em quadrinhos “Unhas” (publicada pela editora Escrita Fina, 2014).
No Museu da Imagem e do Som, fui produtora cultural dos Pontos MIS (2014–2016), um programa de difusão audiovisual e formação de público em diversos municípios de São Paulo. Fiz também a co-curadoria da exposição “A Mulher na Revolução de 32” (2014) – uma parceria do Museu da Imagem e do Som com o Google Arts & Culture.
Participei do Ciclo de Cinema e Psicanálise (07/2022), um debate promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com apoio da Folha de S. Paulo. Contribuí com o catálogo da mostra “Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo”, do Centro Cultural Banco do Brasil (2025).
Gosto de filmes de terror em que os cachorros sobrevivem.