Se inscreva no canal do Telegram
Pesquisar
Close this search box.

Disney+: Vulcões – A Tragédia de Katia e Maurice Kraft

Com título pouco atraente no Brasil, documentário sobre casal de vulcanólogos é um dos melhores do ano.
Compartilhe:

Para receber todas as novidades, se inscreva no canal do Telegram

Pelo título escolhido no Brasil, “Vulcões – A Tragédia de Katia e Maurice Kraft” pode parecer mais um documentário banal produzido pela National Geographic. O nome original, no entanto, “Fire of Love” (ou “O Fogo do Amor”, em tradução livre) suscita impressões poéticas que são mais condizentes com a obra dirigida pela americana Sara Dosa.

Katia e Maurice Kraft foram dois vulcanólogos franceses, casados, que viajavam o mundo estudando vulcões em erupção e os seus efeitos, muitas vezes arriscando as próprias vidas. O casal classificava os “vulcões vermelhos”, aqueles que soltam um rio de lava, como os menos perigosos; e os “vulcões cinzas”, aqueles que expelem uma nuvem de fumaça e são explosivos, como os mais perigosos.

Foi um vulcão cinza que, por fim, matou o casal em junho de 1991, no Japão, quando Katia tinha apenas 49 anos e Maurice tinha 45. Ainda que a morte tenha sido prematura, a “tragédia” que o título brasileiro menciona foi antecipada e, até certo ponto, almejada pelos vulcanólogos, que declaravam o desejo de morrer juntos, fazendo o que amavam.

“Vulcões” impressiona pelas imagens de um dos fenômenos mais destruidores da natureza, mas é a história de um amor igualmente avassalador que se destaca – não só o amor que Katia e Maurice sentiam um pelo outro, mas também a milagrosa paixão compartilhada pelo misterioso subterrâneo de nosso planeta.

Com músicas da dupla francesa Air (vale a pena conferir a trilha sonora completa no Spotify), há momentos quase eróticos em que Katia acaricia pedras vulcânicas para a câmera como se fossem mamilos. Com a narração sussurrada da atriz e diretora Miranda July, “Vulcões” torna sensual o que poderia ser uma palestra estéril sobre geologia.

Werner Herzog também teve acesso às imagens capturadas pelos Kraft e lançou o seu próprio documentário, chamado “The Fire Within: A Requiem for Katia and Maurice Kraft”, mas ainda que o diretor alemão utilize as gravações de maneira mais cinematográfica e contemplativa, Herzog parece hipnotizado pelas imagens em si e não tão interessado pela história do casal.

É com a obra de Dosa, que também utiliza entrevistas e anotações dos vulcanólogos, que temos um vislumbre maior de quem eles eram e por que faziam o que faziam – e, assim, um fascínio quase irracional chega a parecer mais compreensível, e até invejável, para quem vive no conforto da civilização, longe de qualquer perigo.

Tags:

Leia também:

Documentário revela bastidores escabrosos da Nickelodeon nos anos 2000.
Wim Wenders encontra poesia nos banheiros públicos do Japão.
Baseada na obra de Patricia Highsmith, nova minissérie da Netflix mostra que não há versão definitiva de Tom Ripley.
A aversão ao conflito é uma ameaça à arte.