Se inscreva no canal do Telegram
Pesquisar
Close this search box.

Netflix: A Maldição da Mansão Bly

Fora a moda da década de 1980, o mais assustador em “Mansão Bly” é ter de encarar mais um episódio.
Compartilhe:

Para receber todas as novidades, se inscreva no canal do Telegram

Já disponível na Netflix, “A Maldição da Mansão Bly” tenta ser muitas coisas: uma antologia assustadora, uma história de amor, uma investigação do que é identidade, de como as nossas memórias nos moldam, e um sucessor digno de “A Maldição da Residência Hill”. Baseada na obra de Henry James (especialmente, “A Volta do Parafuso”), a série de Mike Flanagan traz boa parte do elenco da primeira temporada de volta, mas para contar uma história diferente. Desta vez, toda a ação se passa numa misteriosa mansão inglesa.

Dani Clayton (Victoria Pedretti) é uma professora americana que é contratada para cuidar de duas crianças inglesas, Miles (Benjamin Evan Ainsworth) e Flora (Amelie Bea Smith). Ela sabe que os irmãos perderam os pais em um acidente e que a antiga babá morreu pouco tempo depois, mas não conhece todos os detalhes da tragédia. Na mansão, ela divide o trabalho com a governanta Hannah (T’Nia Miller), o cozinheiro Owen (Rahul Kohli) e a jardineira Jamie (Amelia Eve) – além dos diversos fantasmas que habitam a propriedade histórica.

Apesar das diversas aspirações de “Mansão Bly”, e da tentativa de dar voz aos personagens supostamente secundários, parece que não há material suficiente para preencher nove episódios de uma hora cada sem arrastar o espectador (com uma mão firme no pescoço) por um pastiche repetitivo e extenuante, de efeito semelhante ao do filme “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, só que bem mais didático. Fora a moda da década de 1980, o mais assustador em “Mansão Bly” é ter de encarar mais um episódio.

As diversas referências que Flanagan utiliza em sua antologia, que passam por “Os Inocentes”, “O Sexto Sentido”, “Os Outros” e chegam até “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, são como os fantasmas que se esgueiram pelos cantos escuros da mansão inglesa, assombrando uma série que só se apequena em comparação com os originais. O roteiro é ruim, os diálogos são forçados, as revelações já não importam muito quando elas ocorrem. Infelizmente, até os sustos são escassos.

Em “Residência Hill”, o drama familiar dá substância à trama desde o início. Há terror, mas há também emoção, o que torna tudo muito mais urgente e doloroso. Já em “Mansão Bly”, para criar uma ilusão retroativa de profundidade, Flanagan reserva o último capítulo da temporada para contar a verdadeira história de amor da série – é muito pouco e tarde demais. Com um projeto estrutural cheio de falhas, a fundação de “Mansão Bly” não suporta o peso de sua própria ambição.

Tags:

Leia também:

Primeira parte da trilogia de terror é um divertido "Pânico" gay.
Cinebiografia subjetiva retrata o processo criativo de Shirley Jackson, autora de "A Assombração da Casa da Colina".
Dicas do que ver no streaming em outubro.
Filme de estreia de Remi Weekes retrata processo de imigração como uma história de terror.