Se inscreva no canal do Telegram
Pesquisar
Close this search box.

Oscar 2019: Roma

Indicado em 10 categorias do Oscar, "Roma" é a obra-prima de Alfonso Cuarón. Quer você goste ou não.
Compartilhe:

Para receber todas as novidades, se inscreva no canal do Telegram

Roupas brancas estendidas no varal. Uma estrada de ferro que corta um vilarejo em dois. Um bule vermelho apoiado no chão. O crítico Roger Ebert costumava chamar de “pillow shots” os planos de Yasujiro Ozu com detalhes arquitetônicos ou objetos do dia a dia – imagens que não adicionam uma informação essencial à narrativa, mas contribuem com a atmosfera geral de clássicos como “Pai e Filha” (1949) e “Era Uma Vez em Tóquio” (1953). Ao contemplar as miudezas do cotidiano, o mestre do cinema japonês registrava as particularidades da vida e do espírito de seu povo. Indicado em 10 categorias do Oscar de 2019, “Roma” é como um filme de Ozu, só que passado no México e feito por um diretor mexicano: Alfonso Cuarón.

Além da similaridade estética, tanto Ozu como “Roma” abordam personagens comuns em histórias convencionais, tudo muito pouco Hollywoodiano. “Pai e Filha”, por exemplo, trata de uma “solteirona” que não planeja se casar porque não quer abandonar o pai viúvo. “Era Uma Vez em Tóquio” acompanha a viagem de um casal de idosos em visita aos filhos atarefados e indiferentes – só a nora, que não é do mesmo sangue, dá atenção aos dois. À sua maneira, Cuarón também discute laços familiares, e sob um ponto de vista raramente apreciado.

De origem indígena, Cleo (Yalitza Aparicio) é a empregada doméstica de uma família branca e de classe média, na Cidade do México dos anos 1970. É ela quem acorda os filhos da patroa Sofía (Marina de Tavira) e quem os coloca na cama. Quando a família se reúne para assistir tevê, no entanto, ela senta no chão por alguns instantes (não há lugar para ela) e já se levanta para recolher a louça suja – Cleo pertence à família, mas não faz parte dela. Abandonada pelo namorado logo após engravidar, ela conta com o suporte ambivalente da patroa, que também passa por um complicado processo de divórcio. “Não importa o que falem, estamos sozinhas. Nós mulheres estamos sempre sozinhas”, diz Sofía.

Apesar de remeter à obra de Ozu, tanto em estilo como em conteúdo, “Roma” é essencialmente latino. De acordo com a especialista Lívia Fusco, o filme faz um panorama silencioso da América Latina. Com direção de fotografia assinada pelo próprio Cuarón, a Cidade do México lembra o centro antigo de São Paulo, com enormes cinemas de rua e vendedores ambulantes – o som do amolador de facas é também o mesmo. O diretor se concentra, sobretudo, na jornada pessoal de Cleo, mas entende que “Roma” desempenha um papel político ao retratar a vida mexicana. “O verdadeiro cinema ignora muros, tanto os reais como os imaginários”, Cuarón discursou em uma premiação recente.

Críticos menos preparados para o ofício, e/ou contaminados por ideologias próprias, vêm tratando “Roma” como uma espécie de “virtue-signalling”, ou seja, uma ostentação arrogante de quem se acha moralmente superior aos outros. Seja lá o que você pensa dos mexicanos, da política de imigração do presidente americano Donald Trump ou de empregadas domésticas em geral, a sensibilidade artística e a maestria visual de “Roma” são inegáveis – é tudo o que “Que Horas Ela Volta?” deveria ser e não foi. É a primeira grande obra-prima produzida pela Netflix, que já está revolucionando o meio, e forte merecedora do Oscar de melhor filme de 2019.

Tags:

Leia também:

Com personagens complexos, "Poderia Me Perdoar?" aborda a arte sem um pingo de glamour.
Estreia de Rebecca Hall na direção trata de racismo sem superficialidade.
Novo filme de David Fincher impressiona pela técnica (e só).
Adaptação de Antonio Campos chafurda elenco de estrelas em miséria didática.