Amazon Prime: Trama Fantasma

Filme indicado em 6 categorias do Oscar chega à Amazon Prime.

Por Ieda Marcondes em 23/03/2020

“Trama Fantasma” é um triângulo amoroso entre uma mulher, um homem e o seu trabalho. Interpretado por Daniel Day-Lewis (em sua última performance antes da pretensa aposentadoria), Reynolds Woodcock é um estilista renomado e perfeccionista. Durante a década de 1950, ele cria os vestidos mais refinados da alta sociedade europeia. Sua irmã, Cyril (Lesley Manville) é quem comanda toda a parte chata dos negócios, permitindo com que o irmão possa conceber seus designs sem grandes interrupções – isto é, até Reynolds conhecer a garçonete e futura musa inspiradora, Alma (Vicky Krieps).

O velho ditado diz que “por trás de todo grande homem há uma grande mulher”, mas Alma não vai aceitar viver nos bastidores do elegante ateliê de Reynolds. No cinema e na literatura, parceiras românticas de artistas costumam ser retratadas como capachos ou ajudantes, sempre sujeitas ao temperamento explosivo dos supostos gênios – este não é o caso de “Trama Fantasma”. Ao adotar a perspectiva de Alma e retratar Reynolds como um chato de galochas, o diretor Paul Thomas Anderson subverte velhos clichês.

Com uma mistura de gêneros que inclui romance, suspense e comédia de humor negro, P.T. Anderson, um dos melhores diretores da atualidade, faz referência ao mestre Alfred Hitchcock (casado, na vida real, com a roteirista e editora, Alma Reville). Boa parte da dinâmica entre as personagens femininas lembra “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940). Mesmo assim, “Trama Fantasma” caminha com as próprias pernas e tem todos os trejeitos do diretor de “Sangue Negro” e “Embriagado de Amor”, que também assina a belíssima fotografia do filme.

Alma questiona as decisões criativas de Reynolds, faz muito barulho durante o café da manhã e planeja surpresas indesejadas; Cyril só quer que o irmão trabalhe sem chiliques, mas Reynolds é um filhinho da mamãe, movido pelo desejo patológico de se sentir vulnerável e acolhido (de fato, um verdadeiro artista). Até onde sabemos, não há qualquer paralelo entre “Trama Fantasma” e a vida pessoal de P.T. Anderson, casado com a comediante Maya Rudolph, com quem tem 4 filhos, mas o filme parece nos contar algum segredo muito íntimo de seu diretor.

Indicado em 6 categorias do Oscar de 2018, inclusive melhor filme, “Trama Fantasma” está disponível na Amazon Prime Video.

RSS Newsletter Apoia.se Padrim PicPay
Leia também: