Se inscreva no canal do Telegram
Pesquisar
Close this search box.

Netflix: Ataque dos Cães

Faroeste de Jane Campion aborda masculinidade performática.
Compartilhe:

Para receber todas as novidades, se inscreva no canal do Telegram

Uma das mulheres mais premiadas do cinema, a primeira a vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes, Jane Campion passou mais de uma década sem lançar um filme. Conhecida pela sua perspectiva feminista, a diretora neozelandesa trata da masculinidade performática em “Ataque dos Cães”, sua obra mais recente. 

Já disponível na Netflix, a adaptação do romance homônimo de Thomas Savage lida com a figura mítica do caubói e a propensão humana à violência, seja física ou emocional. O título se refere ao salmo 22, em que Davi suplica pela intervenção divina: “Livra a minha alma da espada, e a minha predileta do ataque dos cães.”

Logo no início, a narração de Peter (papel de Kodi Smit-McPhee) diz “quando o meu pai faleceu, eu só queria a felicidade da minha mãe”. “Que tipo de homem eu seria se não a ajudasse? Se não a salvasse?”, ele indaga. Trata-se da motivação mais crucial da trama e um dos raros momentos em que um personagem verbaliza suas intenções.

Em seu melhor trabalho, Benedict Cumberbatch interpreta Phil, um fazendeiro malvado e metido a machão, do estado americano de Montana, por volta de 1925. A todo momento, ele tenta provar que é o mais forte e viril entre os homens. Seu único ponto fraco é a adoração por Bronco Henry, um caubói lendário que ensinou Phil a cuidar do rancho e a montar cavalos.

Junto do irmão George (Jesse Plemons), Phil vai ao restaurante da viúva Rose (Kirsten Dunst) e, como um predador, logo sente o cheiro de carne fresca quando avista Peter (Smit-McPhee), o filho magrelo e delicado da dona. Phil humilha Peter em público e leva Rose às lágrimas, o que provoca a empatia de George, que acaba se apaixonando e casando com ela.

Com ciúmes do irmão e desprezo por mulheres, Phil atormenta a cunhada dia após dia. Sua crueldade nem sempre é direta. Com pequenos gestos e olhares, ele sente prazer em minar a confiança de Rose, que acaba recorrendo à bebida. Quando Peter visita a fazenda e começa a se aproximar de Phil, Rose teme por seu filho – mas Peter não é indefeso.

Sem flashbacks ou explanações, é preciso estar atento às nuances de cada performance e também à sutil disputa de poder entre os personagens. Com uma constante sensação de perigo, “Ataque dos Cães” funciona como um suspense gótico disfarçado de faroeste, em que ninguém é o que aparenta ser e cada olhar esconde um segredo.

Além da sofisticação do roteiro e da direção de Campion, “Ataque dos Cães” conta também com a belíssima fotografia ensolarada de Ari Wegner (“Zola”, “Vestido Maldito”) e a sensível trilha sonora de Jonny Greenwood, da banda Radiohead. É, sem dúvida alguma, um dos pontos altos de 2021.

Tags:

Leia também:

Com Rooney Mara no elenco, sucesso do Festival de Sundance chega na Netflix.
Dicas do que ver no streaming em outubro.
Greta Gerwig reinventa clássico da literatura americana.
Emma Stone interpreta punk de boutique.